sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Passos Coelho sabe que, pelo mesmo Capital, pagamos aos nossos Credores o Dobro da Grécia, revelou-nos o Sr. Tsipras

  PassosCoelhoEMerkelMadrinhaSóReclamoDepoisdemeAutorizar
«Madrinha, por favor deixe-me continuar a ser um bom pagador»


«O Governo do Sr. Tsipras já teve involuntariamente embora algo de bom para nós: por causa dele, o Sr. Primeiro Ministro revelou anteontem, no telejornal da hora do jantar, saber que a Grécia paga à União Europeia menos juros do que Portugal, tendo prazos de pagamentos mais longos. Isto é: o Dr. Passos Coelho revelou que já sabia que a Grécia tinha obtido da Srª Merkel melhores condições do que as obtiddas pelo seu governo. Revelou por cima da burra, de passagem entre dois contos de fadas, e por isso dispensou-nos por isso de pratica aquela sua qualidade que ele próprio não se cansa de gabar: falar verdade; por isso, dispensou-se de nos informar que afinal á sabia que a sua política de adular os nossos credores tinha tido por resultado… que os nossos queridos credores já (n)o(s) tinham começado a tratar pior do que aos gregos … antes mesmo da vitória eleitoral do Syriza.

É gigantesca a diferença entre o que nós e os gregos pagamos aos nossos credores : a Grécia paga em juros da dívida pública cerca de 2,5% do seu PIB e o Portugal do Dr. Passos Coelho paga 5% do PIB, por uma dívida proporcional e absolutamente menor. Era a tal vantagem que o Dr. Passos Coelho a semana passada asseverou ser irrealizável pelos gregos e que eles afinal  já obtiveram – era o «conto de fadas», que o Dr. Coelho atribuíu aos gregos e que eles, aliás, já reivindicaram, tendo explicado ao nosso primeiro ministro nada terem contra as histórias de fadas: elas dão esperança.

Atenção, prezado leitor: O Economista Português não está a jogar a feijões: a vontade do Dr. Coelho ser bem visto pela Chancelarina Merkel custa ao leitor 2,5% dos seus rendimentos –pois, se o Dr. coelho tivesse defendido avisadamente os nossos interesses, pagaríamos proporcionalmente o mesmo dos gregos. A grande diferença é o gregos quererem pagar ainda menos e o Dr. Passos Coelho querer pagar o dobro dos gregos, ou ainda mais. Tudo para o nosso bem. Tudo devido à interpretação pedestre de frases do tipo «as pessoas de bem pagam as suas dívidas».

Se o leitor quiser divertir-se (riso amargo) hoje, leia as falanges de porta-vozes governamentais (ou escute-os nas televisões) a balbulciarem com ar douto que as contas acima são falaciosas, nós é que estamos bem, coitados dos gregos. Acredite se quiser. O Estado português é tão rico que paga aos seus funcionários na Suiça abaixo do mínimo de sobrevivência naquele país.

Ah! E que diz a isto a oposição dinástica?[...]»

Ler na totalidade...

Sem comentários:

Enviar um comentário